Dúvidas freqüentes - Apontadores

 
 

Devo trocar o meu apontador com freqüência, ou posso utilizá-lo por um tempo indeterminado?

Uma das partes mais importantes do apontador é a lâmina. Ela deve ser de alta qualidade e ter um ângulo de corte perfeito para proporcionar um bom apontamento. Entretanto, a lâmina perde o fio de corte após o uso contínuo. Os apontadores Faber-Castell possuem lâminas de aço de altíssima qualidade, seguindo padrões internacionais. Quando a madeira dos EcoLápis Faber-Castell começar a esfarelar e a ponta quebrar constantemente, pode ser um indício de desgaste da lâmina. Nesse caso, é necessário trocar o apontador.

 

Existe uma forma correta para o uso do apontador?

Sim, existe. A forma correta é girar o EcoLápis e não o apontador. Deve-se segurar ambos com firmeza e no mesmo alinhamento. O EcoLápis deve ser pressionado por igual e continuamente na lâmina, no mesmo eixo do apontador. EcoLápis não pode entrar torto no apontador.

 
 

 
 

Qual é o apontador ideal para o apontamento dos EcoLápis?

O apontador ideal é aquele que proporciona bom encaixe do EcoLápis ao girar, não deixando espaço entre a lâmina e a ponta do EcoLápis. Ele também deve ter uma lâmina de alta qualidade e com um bom fio de corte. Isso é percebido pela sobra da madeira (cavaco) que deve sair fina e constante, não podendo esfarelar durante o apontamento. O apontador deve estar sempre limpo para não acumular resíduos de madeira ou de minas (grafite). Recomenda-se esvaziar o reservatório do apontador para não prejudicar o desempenho da lâmina.

 

Por que a lâmina do apontador oxida?

Normalmente, a oxidação da lâmina é provocada por contato com a umidade. Deve-se evitar o contato direto do apontador com a água. Também não é aconselhável que a lâmina seja assoprada para retirar-se os resíduos do apontamento. Para a retirada desses resíduos, bata levemente o apontador sobre um papel com o bocal virado para baixo.

 

 
© 1761-2016 Faber-Castell | Última Atualização: 25.09.2012